domingo, 24 de fevereiro de 2013

Configurar Servidor de DNS


Este artigo descreve detalhadamente como instalar e configurar o DNS no computador com Windows Server 2003.

Antes de iniciar

Antes de começar a configurar seu DNS, é necessário reunir algumas informações básicas. O Internic deve aprovar algumas destas informações para usar na Internet, mas se você estiver configurando este servidor apenas para uso interno, poderá decidir quais nomes e endereços IP deseja usar. 

É necessário ter as seguintes informações:
  • Seu nome de domínio (aprovado pelo Internic).
  • O endereço IP e o nome de host de cada servidor para o qual deseja fornecer a resolução de nome.
Observação: Os servidores podem ser seus servidores de email, servidores de acesso público, servidores FTP, servidores WWW e outros. 

Antes de configurar o computador como um DNS, verifique se as seguintes condições são verdadeiras:
  • O sistema operacional está configurado corretamente. Na família do Windows Server 2003, o serviço DNS depende da configuração correta do sistema operacional e de seus serviços, como TCP/IP. Se você tem uma nova instalação de um sistema operacional do Windows Server 2003, poderá usar as configurações de serviço padrão. Não é necessário realizar ações adicionais.
  • Todo o espaço disponível em disco foi alocado.
  • Todos os volumes de disco existentes usam o sistema de arquivos NTFS. Volumes FAT32 não são seguros e não têm suporte à compactação de arquivos e pastas, cotas de disco, criptografia de arquivo ou permissões de arquivos individuais

Instalar o DNS

  1. Abra o Assistente de componentes do Windows. Para fazer isto, execute as seguintes etapas:
    1. Clique em Iniciar, em Painel de controle e em Adicionar ou remover programas.
    2. Clique em Adicionar/remover componentes do Windows.
  2. Em Componentes, marque a caixa de seleção Serviços de rede e clique em Detalhes.
  3. Em Subcomponentes dos serviços de rede, marque a caixa de seleção Sistema de nomes de domínios (DNS), clique em OK e clique em Avançar.
  4. Se for solicitado, em Copiar arquivos de, digite o caminho completo dos arquivos de distribuição e clique em OK.

Configurar o DNS

  1. Inicie o Assistente para configurar o servidor. Para fazer isto, clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, paraFerramentas administrativas e clique em Assistente para configurar o servidor.
  2. Na página Função do servidor, clique em Servidor DNS e em Avançar.
  3. Na página Resumo de seleções, verifique e confirme as opções que selecionou. Os seguintes itens devem aparecer nesta página:
    • Instalar o DNS
    • Executar o Assistente para configurar um DNS para configurar o DNS
    Se a página Resumo de seleções listar estes dois itens, clique em Avançar. Se a página Resumo de seleções não listar estes dois itens, clique em Voltar para retornar à página Função do servidor, clique em DNS e em Avançar.
  4. Quando o Assistente para configurar o servidor instala o serviço DNS, ele determina primeiro se o endereço IP deste servidor é estático ou é configurado automaticamente. Se o servidor estiver configurado no momento para obter seu endereço IP automaticamente, a página Configurando componentes do Assistente de componentes do Windows solicitará a configuração deste servidor com um endereço IP estático. Para fazer isto:
    1. Na caixa de diálogo Propriedades de Conexão de rede local, clique em Protocolo Internet (TCP/IP) e emPropriedades.
    2. Na caixa de diálogo Propriedades de protocolos TCP/IP, clique em Use o seguinte endereço IP e digite o endereço IP estático, a máscara de sub-rede e o gateway padrão deste servidor.
    3. Em DNS preferido, digite o endereço IP deste servidor.
    4. Em DNS alternativo, digite o endereço IP de outro servidor DNS interno, ou deixe esta caixa em branco.
    5. Ao terminar de configurar os endereços estáticos de seu DNS, clique em OK e clique em Fechar.
  5. Após clicar em Fechar, o Assistente para configurar um servidor DNS inicia. No assistente, execute as seguintes etapas:
    1. Na página Selecione a ação de configuração, marque a caixa de seleção Criar uma zona de pesquisa direta e clique em Avançar.
    2. Para especificar se este DNS hospeda uma zona DNS que contém registros do recurso DNS para seus recursos de rede, na página Local do servidor primário, clique em Este servidor mantém a zona e clique em Avançar.
    3. Na página Nome da zona, em Nome da zona, especifique o nome da zona DNS para sua rede e clique emAvançar. O nome da zona é o mesmo nome que o domínio DNS da sua pequena organização ou filial.
    4. Na página Atualização dinâmica, clique em Permitir atualizações dinâmicas seguras e não seguras, e clique em Avançar. Isto certifica de que os registros de recurso DNS dos recursos na sua rede atualizam automaticamente.
    5. Na página Encaminhadores, clique em Sim, encaminhar consultas para servidores DNS com os seguintes endereços IP e clique em Avançar. Ao selecionar esta configuração, você encaminha todas as consultas DNS de nome DNS para fora da rede para um DNS no seu ISP ou sede. Digite um ou mais endereços IP que Os servidores DNS de seu ISP ou de sua sede usam.
    6. Na página Concluindo o Assistente para configurar um DNS do Assistente para configurar um DNS, é possível clicar em Voltar para alterar quaisquer configurações. Para aplicar suas seleções, clique em Concluir.
Após concluir o Assistente para configurar um DNS, o Assistente para configurar o servidor exibe a página Este servidor agora é um servidor DNS. Para revisar todas as alterações feitas no seu servidor no Assistente para configurar o servidor ou para verificar se uma nova função foi instalada com êxito, clique em Log de configuração do servidor. O Log de configuração do servidor está localizado em %systemroot%\Debug\Configure Your Server.log. Para fechar o Assistente para configurar o servidor, clique em Concluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário