quinta-feira, 24 de março de 2011

Por que se certificar?



A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos.

Fazendo uma analogia, dizer que se é certificado em uma tecnologia é o equivalente a obter uma carteira de motorista: você tem o conhecimento aprovado e comprovado por uma instituição que atesta que você tem as aptidões necessárias para dirigir. A certificação profissional é uma forma rápida e de custo acessível para um profissional se formar ou mesmo se reciclar e valorizar o seu curriculum.

Ao certificar-se, o profissional tem condições de obter melhores salários e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil, as certificações são responsáveis por um acréscimo de 53% nas chances de se conseguir um emprego.

De acordo com a revista Empreendedor, de abril de 2006, uma certificação pode garantir um salário até 100% superior ao da média do mercado. Leia a reportagem completa.

Por que ser um certificado LPI

Há falta de profissionais linux no mercado de trabalho, pois o Linux cresce em uma grande velocidade.

A certificação LPI está entre as 10 mais procuradas do mundo por profissionais da
área de Tecnologia da Informação, segundo o site especializado no assunto www.certcities.com.

A certificação LPI é reconhecida mundialmente como garantia do conhecimento de um profissional em Linux.

Ela é independente de distribuição: as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base.

O LPI estabeleceu-se como uma organização internacional sem fins lucrativos, em 1999, pela comunidade Linux, e desde então, desenvolve de forma acessível a todos um programa de certificação reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.

"A experiência é insubstituível, mas como o mercado está cada vez mais exigente, um cerificado pode ser decisivo na escolha de um talento". Leia o artigo completo, "Prática certificada", escrito por Bruno Gomes Pessanha para a revista Linux Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário