Foi publicado na revista TI Digital de fevereiro, na matéria "Contrata-se", sobre o mercado de trabalho em tecnologia da informação:
"Uma novidade é que estão aparecendo cada vez mais vagas específicas para testador de software, o que não era tão comum há alguns anos. Isso reflete a maturidade do mercado e a preocupação cada vez maior das empresas em entregar produtos de qualidade atestada".
Bom, podemos não acreditar na maturidade do mercado. Olhando de perto, vemos situações assustadoras em termos de qualidade, mas muitos concordam nos outros pontos: falhas de software que afetam o grande público agora são assunto no Jornal Nacional. Estas têm impacto direto no caixa e na imagem das empresas e órgãos públicos.
Também se percebe o crescimento da demanda por serviços profissionais de teste, e a pressão para que desenvolvedores e outros perfis em TI passem a incorporar os testes em sua rotina diária. Na mesma publicação, as médias salariais levantadas foram um pouco maiores para analistas de teste que para desenvolvedores Java. Outras publicações falam em crescimento do mercado de testes da ordem de 30% ao ano.
O pré-requisito é conhecer lógica de programação e o básico da tecnologia web, e o público é de profissionais de teste de software e de desenvolvedores interessados em ingressar nessa área. A necessidade de conhecimento de programação é devida ao foco na automação.
Então este mês vou trabalhar vários tópicos no meu blog sobre estratégia de testes, em que são discutidas as premissas da qualidade de software e do papel dos testes no desenvolvimento. Nestes tutoriais vão ser abordados tópicos sobre: ferramentas para automação de testes web, abertas, disponíveis sob licença open source e implementadas na plataforma Java.
Há os módulos de teste de unidade, apoiado em JUnit, de teste de interface usuário, apoiado nas ferramentas da família Selenium, de teste de negócio e especificação executável, apoiado em FitNesse, de montagem de ambiente de testes e de testes de desempenho com JMeter. Em resumo, forma e conteúdo ideais para surfar no mar do teste de software, em cima de uma prancha moderna e ágil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário