sexta-feira, 1 de abril de 2011

Como não aprender Java e Orientação a Objetos: getters e setters.

Muitas pessoas perguntam “como aprender OO?“. Há várias maneiras de aprender OO, creio que não tenha uma melhor, mas existem maneiras de não aprender.

Uma das práticas mais controversas que aprendemos no início é a geração indiscriminada de getters e setters. Os exemplos básicos de centenas de tutoriais java estão recheados com getters e setters da pior espécie: aqueles que não fazem sentido algum. Considere:
class Conta {
double limite;
double saldo;
}

Rapidamente os tutoriais explicam o private para o encapsulamento. Mas aí como acessar? Getters e setters nela!
class Conta {
private double limite;
private double saldo;

public double getSaldo() {
return saldo;
}

public void setSaldo(double saldo) {
this.saldo = saldo;
}

public double getLimite() {
return limite;
}

public void setLimite(double limite) {
this.limite = limite;
}
}

Qual é o sentido desse código? Para que esse setSaldo? e esse setLimite? e o getLimite? Você vai usar esse métodos? Nunca crie um getter ou setter sem sentir uma real necessidade por ele. Isso é uma regra para qualquer método, mas particularmente os getters e setters são campeões: muitos deles nunca serão invocados, e grande parte do restante poderia ser substituído por métodos de negócios. Códigos do tipo conta.setSaldo(conta.getSaldo() + 100) se espalharão por todo seu código. Segue então a nossa classe Conta reformulada de acordo com essa necessidade:
class Conta {
private double saldo;
private double limite;

public Conta(double limite) {
this.limite = limite;
}

public void deposita (double x) {
this.saldo += x;
}

public void saca(double x) {
if(this.saldo + this.limite >= x) {
this.saldo -= x;
}
throw new IllegalArgumentException("estourou limite!");
}

public double getSaldo() {
return this.saldo;
}
}

E nem estamos falando de test driven development! Testando a classe Conta rapidamente você perceberia que alguns dos getters e setters anteriores não têm uso algum, e logo sentiria falta de alguns métodos mais voltados a lógica de negócio da sua aplicação, como o saca e o deposita acima. Esse exemplo é muito trivial, mas você pode encontrar por aí muitas classes que não tem a cara de um java bean que expõem atributos como Connection, Thread , etc, sem necessidade alguma!

Existem sem dúvida práticas piores: utilização de ids para relacionar os objetos, arrays não encapsuladas como estruturas, código fortemente baseado em comparação de Strings hardcoded (que o Guilherme Silveira sarcasticamente carinhosamente batizou de POS, ou programação orientada a strings), milhares de métodos estáticos, entre outros. Todas essas práticas são muito comuns quando estamos começando a quebrar o paradigma procedural, e confesso já ter sido um grande praticante de muitas delas. Um professor sempre me disse que você só vai utilizar bem o paradigma da orientação a objetos depois de errar muito.

O Phillip Calçado tem um artigo simplesmente incrível que de certa forma aborda esse tema: classes fantoches (puppets). Uma classe fantoche é a que não possui responsabilidade alguma, a não ser carregar um punhado de atributos! Onde está a orientação a objetos? Uma grande quantidade de classes fantoches são geradas quando fazemos Value Objects, entidades do hibernate, entre outros.

“Mas o que colocar nas minhas entidades do hibernate e nos meus VOs além de getters e setters?“. Antes de tudo, verifique se você realmente precisa desses getters e setters. Para que um setID na sua chave primária se o seu framework vai utilizar reflection ou manipulação de bytecode para pegar o atributo privado, ou se você pode passá-la pelo construtor? Sobre value objects, você realmente precisa dos seus setters? Em muitos casos VOs são criados apenas para expor os dados, e não há necessidade alguma para os setters… bastando um bom construtor!

No hibernate costumo colocar alguns métodos de negócio, algo parecido como na classe Conta. Minhas entidades possuem uma certa responsabilidade, em especial as que dizem respeito aos atributos pertencentes a elas.

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